Como parte do programa da disciplina Psicologia Comunitária ministrada pela Profa. Filadelfia Carvalho de Sena, alunas no curso de Serviço Social das Faculdades INTA começam suas atividades acadêmicas, participando da vida das comunidades e observando sua forma de organização, modo de vida do lugar, dos seus sistemas de relações e representações sociais, identidade, níveis de consciência, identificações e pertencimento. O objetivo da participação nos fóruns é a observação atenta à forma de organização comunitária, suas lutas e práticas coletivas.
A primeira comunidade visitada foi a do Parque Santo Antônio, que faz parte do Complexo Sinhá Saboia. O bairro foi escolhido pelos alunos por ser a única comunidade a possuir uma mobilização social abrangente e contínua, com meios de comunicação (jornal e rádio) e calendário próprio de eventos (comemoração do aniversário do bairro, feiras semanais de artesanato e fóruns comunitários mensais). O convite para o Pré-Fórum no Complexo Sinhá Saboia foi uma iniciativa do líder comunitário Edwalcyr Santos, funcionário do setor de Comunicação das Faculdades INTA, que participou de uma das aulas do Serviço Social para relato das práticas comunitárias do Sinhá Saboia. O líder comunitário integra a comissão de organização dos fóruns realizados mensalmente na comunidade, também é editor do jornal local O Bairro e apresentador do programa de rádio A Voz do Bairro, na emissora comunitária Alternativa FM.
Edwalcyr Santos viabilizou a oportunidade dos alunos conhecerem o trabalho social que vem sendo desenvolvido pela comunidade e assim, poderem trocar experiências e vivências com as práticas comunitárias. Os alunos analisaram em profundidade a dinâmica da vida da comunidade, sendo capazes de mobilizar os recursos e desenvolver as competências das pessoas, suas famílias e toda a comunidade, respeitando a cultura, o saber local e as experiências populares.
Por Profa. Filadelfia Carvalho de Sena