29 de mai. de 2012

"NÓIS É JECA MAIS É JÓIA"

29 de mai. de 2012
Ééééé "nêgada"... venderam a Ypióca. Cada vez mais o mundo se rende às iguarias do Nordeste brasileiro. Acompanhe a postagem do site oficial do governo do Estado:
Governador Cid Gomes recebe presidente da Diageo no Brasil
IMG_6537O governador Cid Gomes recebeu na tarde desta segunda-feira (28), no Palácio da Abolição, o presidente do Grupo Diageo no Brasil, Otto Von Sothen. O encontro foi para comunicar a compra da empresa cearense Ypióca, por US$ 460 milhões, o equivalente a R$ 930 milhões. A aquisição da empresa faz parte da estratégia de expansão do grupo em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de destilados, vinhos e cervejas, como Smirnoff, Johnnie Walker, Guiness, Baileys, J&B, Buchanan's e Nega Fulô. A multinacional opera em mais de 180 países no mundo inteiro. Cerca de 60% do volume de produtos vendidos pela Diageo no Brasil são produzidos localmente, por meio de parceiros, incluindo Smirnoff, o sakê Jun Daiti e a cachaça ultra premium Nêga Fulô.  A Diageo emprega atualmente 400 pessoas.

As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).

Sobre Ypióca

A Ypióca é uma das mais tradicionais cachaças premium no Brasil, com mais de 165
anos de história. A aquisição pela Diageo inclui uma destilaria em Paraipaba/CE, uma engarrafadora em Fortaleza/CE e um centro de distribuição em Guarulhos/SP. No ano calendário 2011, a empresa totalizou vendas de 6,6 milhões de caixas de 9L, representando 8% de market share no total da categoria de cachaça, que é bastante fragmentada.

DO BLOG: Pois é... não sei até que ponto isso é fovorável a nós cearenses... a nós nordestinos. Por um lado o produto ganha maior credibilidade no mercado exterior. Por outro lado fica a pergunta: já que as ações da Diageo são negociadas nas Bolsas de Nova York e de Londres, quanto passará a custar - no varejo, principalmente - a Ypióca? 
Acho que uma ruma de playboy que só tomava Whisky agora só vai querer tomar Ypióca. Ruin pros papudin. Esperamos que isso não seja uma negociata, mas sim um bom negócio para todos - novos e antigos consumidores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fique Sabendo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates