25 de jul. de 2011

Notícias do Metrô de Sobral.

25 de jul. de 2011



O Metrô de Sobral terá cerca de 12 quilômetros de extensão dentro do perímetro urbano do município e será operado com veículos leves sobre trilhos (VLTs). A solenidade será na praça entre o bairro Sinhá Saboia e Cohab I.
A construção do Metrô de Sobral será executada pela empresa Engexata Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública. O valor do investimento é R$ 38,7 milhões. A empresa tem 18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordem de serviço. O sistema a ser implantado terá dois ramais.
O primeiro tem extensão de 6,4 quilômetros e já funciona para o transporte de cargas. O trecho será remodelado para a utilização também para o transporte de passageiros. Serão construídas seis estações: Sinhá Saboia-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.
O segundo ramal tem extensão de 5,7 quilômetros que serão construídos ligando o Polo Industrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Serão construídas cinco estações: Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III

1 comentários:

Guilherme Balbuena Alencar - Rolim

Ao passar pelo anel viário e ver as duas composições do "metrô", percebo ao fundo a dicotomia, a discrepância, a falta de cuidado com a população. Ao mesmo tempo que caminhamos para o futuro, se é que essa linha de integração irá ficar pronta (o de Fortaleza já tem uns vários anos e não foi concluído). Um salto gigantesco a preços astronômicos. Agora, o que dizer daquelas famílias vivendo ali ao lado, em casa feita com reciclagem (papelão, plástico, etc), sem água, esgoto, iluminação? É uma vergonha muito grande ostentar um projeto milionário e, ali do lado não preencher o mínimo existencial para a concretização da dignidade da pessoa humana àquelas famílias. Acredito, pois essa é a lógica, que ao menos aquelas pessoas não sejam esquecidas, e venham a ser beneficiadas com simples residências nos vários conjuntos habitacionais desta cidade, pelo menos com infra-estrutra digna de morada. Enfim, sem qualquer cunho político, me manifesto, até pedindo licença àquelas pessoas, para que as autoridades competentes, município e estado, tomem as providências necessárias.

Postar um comentário

 
Fique Sabendo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates