10 de ago. de 2012
DE IDEAL EFETIVO A REAL PALIATIVO
10 de ago. de 2012
Foto: O Bairro Sinhá Sabóia.
Há alguns anos os desportistas do Bairro Sinhá Saboia vêm tendo suas condições de práticas de esporte aniquiladas. São campos de futebol dando lugar a obras privadas e públicas - como hospitais e conjuntos habitacionais - que, por um lado, minimizam alguns problema, mas por outro geram "novos" problemas. Quadras de esportes depredadas em parte pelos próprio moradores do Bairro, de fato, mas principalmente pela omissão e negligência na "salva-guarda" do patrimônio público pelo próprio poder público. Ante esse quadro preocupante, agravado ainda mais pela violência (assaltos, homicídios e acidentes de trânsito), moradores se mobilizaram na busca por seus direitos; realizaram fóruns comunitários e abaixo assinados, além das constantes denúncias e reivindicações nos blogs O BAIRRO SINHÁ SABÓIA e COHAB 2 CIDADANIA E CULTURA e no programa de rádio A VOZ DO BAIRRO. De nada adiantou.
Só agora, com a proximidade das eleições 2012 para prefeito e vereadores é que tivemos uma atitude do poder público para com o problema da falta de equipamentos esportivos. Atitude essa que NÃO RESOLVE o problema. Apenas engana. São medidas paliativas (disfarces; recurso para atenuar um mal ou adiar uma crise; adiamento) típicas do modelo neoliberal de governar. Isso faz surgir uma nova categoria de empresários que se beneficiam do sucateamento do aparelho público estatal: são os presidentes de clubes (privados) que alugam a preços exorbitantes a hora de "racha" em seus campos socites.
O IDEAL para promoção do esporte são equipamentos poliesportivos, como a Quadra Monsenhor Aloísio Pinto no Parque Santo Antônio, construida com recursos do BNDES.
Já na COHAB II a REALidade é outra. Construída e reformada com recursos do município a Quadra de Esportes da COHAB II não promove o esporte. Segundo o vereador Junior Balreira (PMDB) não é possível cobrir a quadra da COHAB II. Penso o contrário. É que os denominados cuidados paliativos alcançam a famosa e equivocada frase “não há mais o que fazer”. Não há porque não convém os governantes município.
No dia 13/08, próxima segunda, será a inauguração de nossa quadra, segundo mostra o blog O Bairro Sinhá Sabóia. O custo da reforma foi mais de R$ 70.000. Porém os alambrados foram fixados com solda, que não resistirá sequer um semestre. Os "banheiros" não tem por onde escoar as necessidades dos usuários e acabam escorrendo para dentro da quadra. O único ponto positivo foi a troca do piso.
O IDEAL de se ter uma quadra que EFETIVAMENTE desenvolvesse o esporte, acabou numa REALIDADE PALIATIVA, que servirá por algum tempo, mas depois retornará ao descaso de sempre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário