19 de abr. de 2011

SOBRAL: UM PARADOXO

19 de abr. de 2011
Foto: sobral.ce.gov.br
Com certeza Sobral não é a única cidade contraditória, paradoxa das Américas.  Deixe-nos explicar o porquê desta nossa postagem.
Saiu no boletim municipal do dia 15/04/2011 (terça-feira) que Sobral é uma das principais "cidades do futuro" das três Américas (Anglo-saxônica, Latina e Central). O "título" foi dado pela respeitada revista britânica fDI Magazine, do grupo Financial Times (destaque no mercado econômico mundial). A fDI classifica anualmente, por continente, as cidades que tenham as melhores perspectivas para investimentos estrangeiros, desenvolvimento econômico e expansão de negócios. Sobral, na categoria Melhores Cidades em Relação Custo-Benefício, ocupa o sexto lugar. Entre os critérios que deram essa colocação à Sobral o Boletim Oficial do Município destaca: emprego (com destaque para Grendene S/A), qualidade de vida (com destaque para  as obras públicas; no boletim figura à Margem Direita do rio Acaraú) e investimento na micro empresa (com destaque para o Projeto Trabalho Pleno). Entretanto, vejamos outros critérios avaliados e comparamo-os com a realidade de Sobral.  
1º) Preço médio de uma casa de três quartos;
2º) Preço da gasolina.
DO BLOG: Bem, como moradores do bairro Cohab II podemos dizer que o preço médio de uma casa de apenas 2 quartos, não 3, é bem caro. Já quanto ao preço da gasolina, se R$2,99 é a média nacional todas as cidades pontuaram neste critério, não apenas Sobral.
O que queremos mostrar são essas contradições, esses paradoxos. Devemos perceber que esse rótulo - sim, porque título é inquestionável, objetivo e rótulo o próprio nome já diz - de "cidade do futuro" é dado por uma revista de economia (fDI quer dizer Foreign Direct Investmen que em português quer dizer Investimento Direto Estrangeiro). Numa análise social Sobral, infelizmente, não estaria nem entre as dez primeiras. É só olhar nas periferias a prostituição, a violência, o uso de drogas, o porte  ilegal de armas, etc. Ou então ouvir os programas de rádio voltados para as questões-problemas da comunidade, como Isaías Nicolau (Paraíso FM) e/ou Noite Geral (Pioneira AM).  
Uma cidade deve se orgulhar das opiniões e/ou títulos de seus habitantes; não de uma revista estrangeira que visa apenas  o potencial econômico  dos recursos naturais, do investimento fácil (sem burocracia e cheio de regalias) e da mão-de-obra barata.
Gostariamos que Sobral desse destaque ou atenção as reivindicações  e aos, aparentemente pequenos, problemas de TODA Sobral, que inclúi bairros (periferias) e Distritos.                           

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fique Sabendo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates