![]() |
Foto: dosdetalhes.blogspot.com |
Qual deve ser o nome do complexo habitacional no Sinhá Sabóia correspondente aos Conjuntos São Francisco, Santo Antônio e Santa Clara? Monsenhor Aloísio ou Gerardo Cristino? Esta é a questão que o programa de rádio A Voz do Bairro (Sinhá Sabóia), FM 105,7MHz, vem discutindo.
O complexo, localizado entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Monsenhor Aloísio Pinto, foi construído na gestão do ex-prefeito de Sobral Cid Ferreira Gomes ― atual governador do Ceará ― e nomeado de Complexo, ou Cidade, Monsenhor Aloísio Pinto, por homenagem às benfeitorias que este clérigo prestou ao desenvolvimento social do bairro, atuando na promoção da fé e da educação. Monsenhor Aloísio transformou a Capela Nossa Senhora de Fátima em Paróquia e construiu a escola Profissional São José que entre os populares é conhecida como Monsenhor Aloísio Pinto ― pelo fato do próprio Monsenhor ter sido gestor e educador da escola por muito tempo. Entretanto, na gestão pós-Cid Gomes, o nome do Complexo passou a ser Gerardo Cristino; uma homenagem do ex-prefeito Leônidas Cristino a seu pai, que também contribuiu no desenvolvimento do Sinhá Sabóia. Gerardo Cristino foi diretor do DNER (em frente à paróquia N. S. de Fátima) durante um bom período onde, e quando, projetou ― como Engenheiro ― grande parte do arruamento do bairro Sinhá Sabóia.
Atualmente, por decreto municipal, o nome do Complexo é Gerardo Cristino. No entanto no programa do último sábado (10/04), pôde-se perceber que a maioria das manifestações eram a favor do nome Monsenhor Aloísio.
DO BLOG: Esse é um dilema que o povo do Sinhá Sabóia e, especificamente, do Complexo em questão tem que decidir. A História mostra que ambos fizeram parte da construção e do desenvolvimento local. Cada qual na área que lhe correspondia e lhe cabia: urbanização e educação ― que não deixa de ser um papel da religião.
Vamos participar deste debate... Acompanhe o programa A Voz do Bairro pela FM 105,7... É sábado a partir das 8h00m da manhã... fazemos parte desta História.
0 comentários:
Postar um comentário