29 de fev. de 2012

ENCONTROS DISCUTEM O PAPEL DA JUVENTUDE NO BIOMA CAATINGA

29 de fev. de 2012

Nesta quarta-feira (29/02), o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), junto com a Coordenadoria de Juventude do Gabinete do Governador e a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Juventude, promove em Sobral, no Norte do Estado, um encontro com os jovens da Região. O encontro acontece das 14h às 17h, no Auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Durante o encontro serão discutidos e avaliados o papel da juventude no desenvolvimento sustentável, tendo em foco o bioma caatinga e Rio+20. O objetivo é oportunizar a participação da juventude nos processos de decisões que limitam opções e condicionam o futuro e de que é preciso ultrapassar a distância entre as palavras e as ações. Em 2012, a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga - A Caatinga na Rio+20 é sediada no Ceará. Para isso, o Estado vem realizando uma série de eventos preparatórios, como este, sobre o tema e acredita que a participação da juventude nessa Conferência é de grande importância. Um segundo encontro acontece nesta sexta-feira (02/03), em Juazeiro do Norte, no Cariri, no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste, das 08h às 12h.

Nessas atividades, além dos representantes da Comissão de Juventude da Assembleia, do Conpam e da Coordenadoria de Juventude, serão mostrados alguns projetos exitosos do Governo do Estado com foco no desenvolvimento sustentável do bioma caatinga, entre eles o Mata Branca e o São José. Também será feita uma breve exposição do papel da juventude no desenvolvimento sustentável do bioma caatinga e na Rio+20.

DO BLOG: Uma boa oportunidade para a juventude demonstrar seus interesses e valores... o evento é voltado inteiramente para os jovens.

Nossa região (norte do estado) já têm motivos de sobra para se preocupar com esta questão ambiental, pois, aqui próximo, em Irauçuba, a cada dia se agrava um processo de desertificação.

Aqui em Sobral o que preocupa é o crescimento urbano sem planejamento e, por sequência, as cerâmicas/fábricas de tijolos: para dá conta do dinâmico e incessante setor da contrução civil estas fábricas necessitam de barro e madeira para suprir tamanha demanda; jurema e pau-branco são exemplos de madeiras usadas (incineradas) na fabricação de tijólos; a extração do barro (solo) provoca, entre outros problemas, a erosão.

É hoje viu... das 2 às 5 da tarde, no Auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), localizado na Av. Dr. Guarani, 317, Derby Clube. Exerça sua cidadania.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Fique Sabendo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates