23 de fev. de 2011

PROTESTOS NA UVA - Professores e alunos se reúnem com Secitece hoje

23 de fev. de 2011
Os estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) voltaram às salas de aula ontem, após uma semana de muitos protestos. O retorno não implica no fim das reivindicações. As negociações voltam à mesa hoje, quando professores e alunos participam de audiência, às 15h, com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), René Barreira, na sede da Secretaria, em Fortaleza.

Na pauta, segundo a presidenta do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sindiuva), Maria Antônia Veiga Adrião, estão a realização de concurso público para professores, melhorias no ensino e investimento em equipamentos de pesquisa para a UVA. "Dependendo das negociações, vamos realizar uma assembleia dos estudantes amanhã à noite no campus da Betânia, quando os alunos decidem se vão continuar com as paralisações", disse Maria Antônia.

"Existe outras irregularidades que já foram denunciadas ao Ministério Público Estadual e ao Ministério do Trabalho, relacionadas à carga horária e contratação de professores", reforçou ela, que não entende porque, até agora, os 21 professores da UVA e 50 professores da Universidade Regional do Cariri (Urca) aprovados em concurso ainda não foram nomeados. "O Estado propõe economia de verba, e para onde está indo esta verba economizada?".

Segundo o Sindiuva, há necessidade da admissão de pelo menos 117 professores para preenchimentos de vaga nos 24 cursos mantidos pela UVA.

O Movimento Unificado de estudantes e professores da UVA efetivo teve início no dia 7. Após uma assembleia conjunta, realizada três dias depois, mais de 500 pessoas, entre estudantes e professores, deliberaram por uma semana de paralisação das aulas.
 Fonte Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fique Sabendo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates