27 de fev. de 2011

FALTA CAMPOS DE FUTEBOL NO SINHÁ SABÓIA

27 de fev. de 2011

Antigo campo do Corte Oito: terreno loteado.


Antigo campo do Parque Santo Antônio: construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 
 
Antigo campo Silvana Sabóia: construção do condominio residencial Jatobá I e II 

"ÉÉÉ amigos!!! Agora até pra bater um racha aqui no bairro tá difícil! E para fazer competições então? Pior ainda!" São esses os comentários que se ouve quando o assunto é a prática de "rachas" (peladas,treinos) e/ou torneios. Isto se deve à carência de espaços (campos) próprios para a prática. Em todo Sinhá Sabóia são apenas dois campos de futebol. Isso sem contar o mini-estádio Eder Venâncio, que não é acessível a todos os times, ou seja, é restrito a alguns.
E quando fala-se "em todo Sinhá Sabóia", isso abrange COHAB I, COHAB II, SINHÁ SABÓIA, LAVANDERIA, PARQUE SANTO ANTÔNIO, CIDADE MONS. ALOÍSIO PINTO e em breve JATOBÁ I e II, que juntos somam em média 20 equipes de futebol com, no mínimo, 15 atleta cada. Isso significa que mais ou menos 300 atletas amadores de futebol sem contar os que não jogam em nenhum time, ou seja, os que jogam "só por sport" ― tem dificuldades, isso mesmo, TEM DIFICULDADES de praticar futebol. Não é por problema de saúde, contusões, falta de materiais esportivo (bola, chuteira); é simplesmente pela falta de espaço, de campos de futebol.
Os dois únicos que há, sofrem com um problema de SUPER-LOTAÇÃO: muita gente pra jogar num espaço de tempo de em média 1 hora e meia. Isso porque como a maioria dos atletas trabalham ou estudam até ás 17 horas, o tempo que sobra é 17:00 às 18:30. Se pelo menos um desses campos contasse com iluminação, como nos bairros Vila União e Alto da Brasília. No Sinhá Sabóia sequer o mini-estádio Eder Venâncio tem iluminação
Enquanto isso os praticantes de futebol, em sua maioria jovens entre 18 e 25, ficam vulneráveis ao uso de drogas pela "falta do que fazer", além de cairem no sedentarismo, principal aliado da obesidade e de doenças cardiovasculares. O pior de tudo isso talvez seja a falta de opção em aderir outra área, como por exemplo o futsal. No dia 19 de janeiro mostramos aqui a situação das quadras comunitárias e suas condições impróprias (sucateadas) para prática de esportes( http://cohabdois.blogspot.com/2011/01/moradores-fazem-abaixo-assinado-para.html )
DO BLOG: Sabemos que o principal motivo da falta de campos é o avanço da construção civíl por parte da iniciativa pública e privada. Entretanto não podemos ficar de braços cruzados enquanto os campos e as quadras se "acabam". Devemos reivindicar nossos direitos de exercermos nossa cidadania. 
Esperamos que com o novo Secretário de Esporte e Juventude de Sobral, Hermenegildo de Sousa, grande incentivador do esporte, as coisas possam melhorar para os habitantes do grande Sinhá Sabóia.        

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fique Sabendo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates